Evangelho de João
- O autor foi João, “filho do trovão”
- O discípulo a quem Jesus amava;
- Era filho de Zebedeu
- Sua mãe era Salomé, uma seguidora fiel de Jesus, que pode ter sido irmã de Maria (Mc.15:40; Jo.19:25);
- João devia ter uns 25 anos quando Jesus o chamou.
- Foi exilado na ilha de Patmos, sob o governo de Domiciano;
- Mais tarde voltou a Éfeso e se tornou pastor daquela igreja.
- João escreveu quase uma geração depois dos outros evangelistas, entre os anos 80 e 100 A.D., no fim do primeiro século, quando todo o restante do NT. Já estava pronto.
Local de origem
PROCEDÊNCIA GEOCRÁFICA
Quatro lugares são propostos:
- Alexandria
- Antioquia – alega-se que o quarto evangelho possui algumas afinidades com as Odes de Salomão, obra escrita em siríaco e que supõe-se que era procedente dessa região, e com Inácio, que serviu como bispo de Antioquia.
- Palestina – devido à sua grande familiaridade com detalhes culturais e topográficos peculiares à região, envolve a ideia de que qualquer livro sobre o Jesus histórico deve ter sido escrito na Palestina.
- Teoria tradicional de que foi escrito em Éfeso
Autoria
O quarto evangelho não leva o nome do seu autor.
Provavelmente, o título “Segundo João” foi acrescentado a ele assim que os quatro evangelhos começaram a circular juntos como “Quadruplo evangelho”. Isso se deu, primeiro para distingui-lo dos outros; mas é possível que seu título tenha sido esse desde o início.
Também, a partir do séc. II os evangelhos apócrifos, enquanto os quatro circulavam anonimamente, aqueles se declaravam (falsamente) terem sido escritos por apóstolos ou outras pessoas ligadas ao Senhor.
Daí a necessidade de os escritos trazerem nomes que os identificasse com o seu autor.
Evidências externas
- Documentos antigos tanto dentro do cristianismo quanto no próprio gnosticismo que confirmam a autoria Joanina.
- Teófilo, de Antioquia –é o primeiro escritor a fazer claras citações do quarto evangelho e a atribuir a João (cerca de 181 d.C.).
- Antes dessa data outros escritores já reconheciam a autoria Joanina:
- Taciano, que fora aluno de Justino Mártir;
- Claudio Apolinário – Bispo de Hierápolis;
- Antenágoro.
- Policarpo; (Bispo de Esmirna) – foi martirizado cerca de 156 d.C
- Papias;
- Policarpo se relacionou com os apóstolos na Ásia (João, André,Filipe) e que os que foram testemunhas oculares e ministros do Senhor lhe confiaram a supervisão da Igreja em Esmirna.
Evidências internas
Westcott demonstra cinco itens que evidenciam O autor do quarto evangelho…
- Foi um judeu;
- Foi da palestina;
- Foi uma testemunha ocular;
- Foi um apóstolo;
- Foi o apóstolo João
Data
- A data do evangelho de João deve ficar em qualquer data entre 80 e 85.
Destinatário
- Não há qualquer menção a destinatário, mas se João escreveu este livro enquanto estava em Éfeso, pensa-se que ele preparou o livro para leitores dessa região geral do império
Propósito
- Evangelizar os judeus, evangelizar helenistas, fortalecer a Igreja, catequizar novos convertidos, fornecer dados para a evangelização de judeus, e assim por diante.
- O texto chave é: Jo.20:30,31
- “Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. ”
Conteúdo
A MENSAGEM DO QUARTO EVANGELHO 20.30,31 – levar os leitores a crer em como crer que.
Para João, crer que Jesus é o Messias significa crer que ele é o Filho de Deus.
João escreveu para um mundo totalmente diferente daquele em que os acontecimentos salvíficos aconteceram. Para as pessoas desse novo mundo,, Jerusalém, a Palestina estavam geograficamente distantes e, mais do que isto, o estilo de vida que ali fora seguido sessenta anos antes, e que forma o contexto da narrativa do evangelho, pertencia a um mundo que, para eles, fazia parte do passado.
A MENSAGEM DO QUARTO EVANGELHO
- A opinião pública de sua época não estava interessada em fatos históricos e lugares geográficos (prática judaica em relação ao templo, datas, etc). Eles pensavam que uma ênfase nestas coisas tendia a obscurecer a relevância universal da verdade eterna.
- João conferiu a máxima atenção e importância à verdade eterna, que ele identificou com a auto manifestação divina, o Verbo que existia no princípio com Deus.
A MENSAGEM DO QUARTO EVANGELHO
- As características pessoais de João, e seu objetivo claro, fez com que seu evangelho parecesse muito mais devocional que os sinópticos.
UM ESBOÇO SIMPLIFICADO DO CONTEÚDO
Obs: Em cada um dessas divisões existem subdivisões.
- O Início do ministério de Jesus – 1.19-2.12
- Jesus revela o Pai ao Mundo – 2.13-12.50
- Jesus revela o Pai aos seus discípulos – 13.1-17.26
- Paixão e triunfo – 18.1-20.31 – Epílogo – 21.1-25