A salvação é oferta de Deus para todos
Advento e tomada de consciência: Deus é Pai e libertador. Ele convida seus filhos, as comunidades cristãs, a se levantar e perceber que a libertação está próxima( I leitura). O nascimento de Cristo, e sua missão, marcam o acontecimento central da história da salvação. O sacramento de Jesus é proposta aberta a todos. Mas nãos nos iludamos: o caminho de Jesus não é o dos poderosos, e a história da salvação não passa pela” história oficial” dos que dominam e oprimem (evangelho) .
Celebrar a Eucaristia é reviver a presença do Deus que é libertador, que salva em Cristo Jesus. A comunidade cristã que celebra o memorial da morte e ressurreição de Cristo é convidada ao discernimento: só o amor dinâmico que conduz à prática da solidariedade e da justiça é capaz de atualizar a vinda de Jesus ( II leitura).
Baruc 5,1-9: Deus é fiel. Por isso vai salvar os que sofrem – Depois do fim do Exílio, muitos judeus continuaram vivendo na Diáspora. Também eles participavam da esperança messiânica. Baruc 5 considera Jerusalém restaura apenas ser um início. Na base da confiança na justiça e misericórdia de Deus se deve esperar a reunião cometa e total. Tudo isso com a condição de que Israel escute a voz de Deus e se consciente de sua missão.
Lucas 3, 1-6: A salvação é para todos – A datação histórica (vv. 1-2) mostra que Lucas coloca os reis terrestres e as autoridades religiosas em contraste com a soberania e a autoridade de Jesus: o movimento profundo da história não se desenvolve no plano das aparências da história oficial. É Jesus quem realiza o destino do mundo, dando à história o verdadeiro sentido.
João Batista convida todos à mudança radical de vida, porque a nova história vai transformar pela raiz as relações entre os homens. É o tempo do julgamento, e nada vale ter fé teórica, pois o julgamento se baseia sobre as opções e atitudes concretas que cada um assume.
Filipenses 4-6.8-11: Amor e discernimento preparam a vinda de Cristo – Nada sabemos sobre as pessoas nomeadas nos vv. 2-3, a não ser que devem estar profundamente comprometidas com o trabalho de evangelização. Paulo parece jogar com o significado dos nomes (Evódia = «caminho fácil»; Síntique = «encontro»; Sízigo = «companheiro de canga»). A alegria cristã se baseia na salvação obtida por Cristo, e é testemunhada sobretudo pela bondade que se irradia para todos e pela tranquila confiança em Deus. Os cristãos devem ser fiéis ao que aprenderam dos seus evangelizadores, mas também precisam estar abertos a todas as coisas sadias que encontram na sociedade.