Hoje nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor.
Deus entra na história do ser humano por meio de uma mulher marginalizada. Celebrar o Natal é fazer memória dos eventos libertadores do nosso Salvador, Messias e Senhor. Jesus nasce no meio dos pobres, migrantes, pastores, enfim, encarna-se na realidade dos que sofrem, para remi-los.
A liturgia é comunicação do Deus que optou pelos pobres, falando a linguagem deles, resgatando-se definitivamente, para que ninguém venha de novo oprimi-los. Nasce para nós o Salvador. Hoje é dia de boas notícias, pois a história toma rumo novo, manifestando a solidariedade do Deus fiel, Glória a Deus no mais alto dos céus! Sua glória é ação concreta repercutindo na terra, trazendo para todos a paz. Envolto em faixas e colocado na manjedoura; envolto num lençol e colocado num sepulcro; feito pão e vinho e posto a serviço dos que ele ama; assim é o nosso Salvador, o Messias, o Senhor, aquele que não reservou para si sua vida, mas a entregou a fim de nos resgatar e purificar, tornando-nos seu povo, dedicado a praticar a justiça.
Isaias 9,1-6 – Chegou a salvação para os pobres e oprimidos. Luz para o povo nas trevas. No tempo de Isaias, em 732 AC. A população da Galiléia (Norte) tinha sido deportada para a Assíria: o profeta vê a terra de Zabulão e Neftali como o reino das sombras da morte. Mas surge uma luz: o nascimento de um filho real. Ele recebe títulos de inimaginável grandeza, exprimindo a confiança colocada nele. A Galiéia oprimida tornar-se imagem de toda a humanidade, e aquele em quem ela coloca sua esperança deve ser o libertador da humanidade toda.
Lucas 2,1-14 – Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. O recenseamento ordenado pelo imperador era instrumento de dominação, já que possibilitava saber quantas pessoas deviam pagar tributo. Dentro dessa situação de dominação nasce Jesus, o Messias, que desde o primeiro instante de sua vida se identifica com os pobres.
As esperanças messiânicas do AT oscilavam entre um agir de Deus e um novo rei davídico. Na criança de Belém, ambas as expectativas são realizadas: o Filho de Davi é Filho de Deus. Céu (anjos) e terra (pastores) o adoram. Ele é “o Senhor”, manifesta a glória de Deus e traz paz ao mundo.
Tito 2,11-14 – A manifestação de Jesus é catequese para a vida cristã. Manifestou-se a graça de Deus. A manifestação de Deus muda o modo de compreender e viver a vida. O cristão passa a viver voltado para a realização final, isto é, para a manifestação gloriosa de Jesus. O V. 14 testemunha a fé dos primeiros cristãos na divindade de Jesus.
Mensagem: Chegou a salvação para os pobres e os sofridos desta terra. Embora o nosso povo ainda viva nas trevas, uma luz brilhou para nós. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para nós um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Deus se encarna no meio de nós e assume a nossa condição. A manifestação de Jesus é catequese para a vida cristã. Ser cristão é ser livre e comprometido com a liberdade e vida para todos.