RESUMO – CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023:

Fraternidade e Fome “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16)

 Introdução geral

Objetivo geral da CF 2023: SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo

Jesus e a fome do povo (Mt14, 13-21) –Jesus não foi indiferente. Ele tinha compaixão

Jesus não dispensou a multidão faminta. Ele as acolheu. Jesus não alimentava somente o corpo, mas o espírito das pessoas. Jesus ensinou os discípulos a assumir a responsabilidade pelos irmãos. Jesus multiplica a partir do pouco que temos, desde que nós o ofereçamos. Jesus ensina o valor da partilha que supera a lógica do individualismo.

VER a realidade da fome: A realidade da fome no Brasil 58,1% dos domicílios vive com insegurança alimentar – 15,5% dos brasileiros convivem com a FOME – 33 MILHÕES de brasileiros passam FOME.

Mapa da Fome • A fome assola mais as regiões Norte 25.7% e Nordeste 21%. Sudeste 13.1%. Oeste 12.9% Sul 10%. • A fome está ligada ao desemprego. • Pessoas negras são mais afetadas pela insegurança alimentar.

Causas da Fome. Estrutura fundiária marcada pelo latifúndio. Política agrícola a serviço da economia. Desemprego e subemprego. Política salarial perversa e injusta. Comportamentos imorais da população. Desmonte de políticas públicas fundamentais.

Situações agravantes. Escassez de água. Aporofobia (ódio aos pobres). Falta de moradia.

Consequências da Fome • Desestruturação familiar. • Aumento da violência doméstica. • Perda do sentido da vida. • Adoecimento generalizado. • Consumo de alimentos ultraprocessados (mais baratos, péssimos nutricionalmente). • Déficit cognitivo e motor em crianças. • Aumento da criminalidade.

A alma da fome é política! Patrimonialismo, assistencialismo e clientelismo são fatores da nossa cultura política que pioram a situação da fome no país.

ILUMINAR com a luz da Palavra. A fome é um escândalo. 1% da população detém 50% da riqueza. O Brasil é um grande produtor de alimentos. Se há pessoas passando fome é porque não há partilha das riquezas e daquilo que é produzido.

A fome é um contra testemunho. Num país de maioria cristã, a fome só tem espaço porque nos esquecemos do Evangelho que nos ensina a caridade e a partilha. Deus alimenta seu povo Deus manifesta sua compaixão com o povo no deserto enviando o Maná. Os profetas denunciam o descaso com os pobres A grande denúncia é com relação àqueles que não transformam a fé em obras e preocupam-se apenas em saciar os próprios desejos. Jesus alimenta os famintos e se faz pão para toda a humanidade. Não apenas reparte o pão, mas oferece a si mesmo como pão para que todos tenham vida e tenham em abundância.

Papa Francisco em Gaudete et Exultate, n. 101. Não podemos propor-nos um ideal de santidade que ignore a injustiça deste mundo, onde alguns festejam, gastam folgadamente e reduzem a sua vida às novidades do consumo, ao mesmo tempo que outros se limitam a olhar de fora enquanto a sua vida passa e termina miseravelmente.

Obras e iniciativas da Igreja que ajudam a combater a fome:  Pastoral Social, Sociedade São Vicente de Paulo, Economia de Francisco, Economia de Comunhão e Caritas Brasileira.

O que podemos fazer individualmente? PARTILHAR o pouco que tem com aqueles que nada tem. ABOLIR o desperdício de alimentos e REAPROVEITAR de modo sustentável. ENVOLVER-SE em trabalho de voluntariado e assistência social.

<< Voltar
Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade Li e Concordo