Exigências do ser cristão
Há pessoas que se declaram cristãs por hábito ou conveniência, sem assumir as exigências do ser cristão. Com um verniz de religiosidade, tornam-se participantes ou patrocinadoras de uma sociedade desigual e injusta. Essa realidade pode ser transformada, desde as pessoas adquiram a Sabedoria que vem de Deus e ajudem a iluminar os rumos da sociedade (Primeira Leitura). Ser cristão implica o estabelecimento de prioridades, amadurecendo-as e executando-as coerentemente (Evangelho). Numa sociedade marcada por diferenças sociais, onde uns dominam e outros são dominados, o Evangelho surge como força libertadora, onde todos colaboram e servem ao bem de todos (Segunda Leitura).
Sabedoria 9, 13-18b: Viver as exigências da fé numa terra estranha. Saber discernir é o que Salomão pediu a Deus (1Rs 3,9). Também o autor de Sb pede isso (9,1-19) e ensina que se deve pedi-lo (9, 13-19). Nosso esforço intelectual não é o suficiente. As faíscas do Espírito de Deus não se deixam programar; devem ser recebidas como dádivas.
Sl 89(90) – Oração coletiva de súplica, diante da fragilidade e brevidade da vida humana.
Vós fostes, ó SENHOR, um refúgio para nós
Lucas 14, 25-33: Exigências do ser cristão. Seguir a Jesus e continuar o seu projeto (= ser discípulo) é viver um clima novo na relação com as pessoas, com as coisas materiais e consigo mesmo. Trata-se de assumir com liberdade e fidelidade a condição humana, sem superficialismo, conveniência ou romantismo. O discípulo de Jesus deve ser realista, a fim de evitar ilusões e covardias vergonhosas.
Filêmon 9b-10.12-17: O ser cristão elimina as desigualdades sociais. O escravo Onésimo fugira de seu dono, Filêmon, discípulo de Paulo. Paulo o manda de volta, mas agora batizado, portanto, “filho” de Paulo, como o próprio Filêmon (v.10). Por isso, Filêmon o deve receber não mais como escravo, mas como irmão (v.16). Abolição da escravidão ainda não se impunha como perspectiva histórica no tempo de Paulo, de Gl 3,28. Desde Espírito novo surgiram também novas estruturas, mais tarde